LOGO

Testes

Para o diagnóstico preciso das alergias, podem ser realizados alguns exames de sangue específicos e o Prick Test (realizado no consultório). 

Ellipse 4
Ellipse 2
prick test
Group 44

O que é
o Prick Test?

O Prick Test, também conhecido como teste de puntura ou teste de alergia cutânea por puntura, é um exame utilizado para diagnosticar alergias. Consiste na aplicação de pequenas quantidades de substâncias alergênicas na pele do paciente.

O Prick Test pode identificar alergias a diversas substâncias, como poeira, pólen, alimentos, medicamentos, fungos e venenos de insetos. Ele é especialmente eficaz no diagnóstico de alergias respiratórias, como rinite alérgica e asma.

Group 47

Como é
feito?

O procedimento é relativamente simples e indolor. O médico utiliza uma lanceta estéril para fazer pequenas perfurações na pele, geralmente nas costas ou no antebraço do paciente. Em seguida, ele aplica uma gota contendo o extrato alergênico específico sobre cada perfuração. Cada extrato contém substâncias como pólen, ácaros, alimentos ou venenos de insetos, dependendo da suspeita de alergia.

Após a aplicação dos extratos, o paciente aguarda cerca de 15 a 20 minutos para que ocorra uma possível reação alérgica na pele. Se o paciente for alérgico a algum dos alérgenos testados, pode ocorrer uma resposta imediata, caracterizada por vermelhidão, inchaço e coceira no local.

Group 48

Por que
fazer?

Existem várias vantagens em se fazer o Prick Test. Primeiramente, ele é rápido e relativamente simples de ser realizado, fornecendo resultados imediatos. Além disso, é considerado um método seguro, pois a quantidade de alérgeno aplicada é muito pequena e as reações ocorrem na superfície da pele, minimizando o risco de uma reação grave. 

Também é um exame bastante sensível, capaz de detectar reações alérgicas mesmo em pequenas quantidades de alérgenos. Com base nos resultados do Prick Test, é possível elaborar um plano de tratamento adequado para o paciente alérgico. 

Isso pode incluir medidas de evitação dos alérgenos, medicamentos para controle dos sintomas ou, em casos mais graves, imunoterapia alérgeno-específica (vacinas).

Group 45

Descubra os melhores tratamentos
para alergias