LOGO

O que é a imunoterapia e quais alergias ela trata?

BLOG POST 22 01

A imunoterapia, ou vacinas de alergia, é um tratamento indicado para diversas alergias e deve ser acompanhada por um especialista. 

As chamadas “vacinas de alergia” são usadas para doenças alérgicas por injeção ou por via sublingual. São usadas grandes substâncias causadoras dos alérgenos para que o paciente obtenha e desenvolva a tolerância a esses causadores de alergia. Essa opção de tratamento se chama imunoterapia específica com alérgenos ou simplesmente imunoterapia.

A imunoterapia tem funções importantes para redução dos sintomas de alergias. Isso porque, após iniciado o tratamento, os anticorpos da classe IgE (causadores de alergia) são diminuídos. Além disso, células inflamatórias que fazem parte da reação alérgica também são diminuídas conforme as vacinas vão sendo aplicadas. 

Quais alergias são tratadas pela imunoterapia?

Diversas alergias podem e devem ser tratadas pela imunoterapia. As mais indicadas para que sejam mediadas pelos anticorpos IgE são: 

  • Alergia de pele (como a dermatite atópica); 
  • Alergia a picada de insetos (como marimbondos, vespas, formigas e abelhas);
  • Alergia ocular (como a conjuntivite alergia); 
  • Alergia respiratória (como a asma e a rinite alérgica).

Mas, atenção, a imunoterapia não é indicada para urticária e para alergia alimentar. Por isso, o ideal é consultar um médico especialista para que o tratamento seja analisado e conduzido de forma segura. 

Mas esse tratamento é indicado para todo mundo? 

Sempre lembro aos meus pacientes sobre a importância do acompanhamento médico para indicação da imunoterapia. Isso porque ela é contraindicada para pacientes imunodeficientes graves, aqueles que são portadores de HIV/Aids ou câncer, além dos pacientes que possuam outras doenças autoimunes graves e distúrbios psiquiátricos. 

Vale ressaltar, também, que pacientes grávidas não possuem contraindicação para continuarem com a imunoterapia. Mas, para isso, essas mulheres não podem iniciar o tratamento durante a gestação e, sim, antes de ficarem grávidas. 

Além disso, pacientes que possuem asma grave devem também ter um tratamento de imunoterapia individualizado. 

Tempo de tratamento

O tempo de tratamento varia de acordo com cada paciente. Apesar disso, a imunoterapia tem um período de três anos para as substâncias inalatórias e cinco anos para o veneno de insetos. Assim que finalizado o tratamento com as vacinas,  seus efeitos permanecem por vários anos. 

Adote medidas preventivas e marque sua consulta 

Lembre-se de que a imunoterapia só pode ser realizada após uma consulta médica com um alergista e após o teste alérgico, o Prick Test, para que sejam escolhidas as substâncias corretas para cada paciente.

Marque sua consulta com um(a) especialista e inicie seu tratamento com imunoterapia de forma segura. 

Me acompanhe nas redes sociais!

Siga meu perfil no Instagram para mais conteúdos e fique de olho nas novidades (@drapaulamitre).

Dra. Paula Pessanha Mitre 

CRM-RJ 52.0107845-3

Não deixe de me acompanhar nas redes sociais! Siga meu perfil no Instagram e fique de olho nas novidades (@drapaulamitre).

Dra. Paula Pessanha Mitre
CRM-RJ 52.0107845-3