LOGO

Alergia alimentar x intolerância alimentar: entenda a diferença 

COVER BLOG POsT

Alergia e intolerância são duas ocorrências comuns e que precisam ser esclarecidas. Confira as diferenças de ambas no blog post de hoje!

As condições desencadeadas pelo contato ou ingestão de determinados alimentos, como a alergia e a intolerância, por exemplo, geram dúvidas frequentes e que precisam ser sanadas pelos alergistas e imunologistas. Muitos pacientes confundem as duas ocorrências que, apesar de serem um inconveniente à saúde, são comuns e possuem tratamentos adequados. 

Pensando nisso, hoje, quero compartilhar com vocês a diferença entre a alergia e a intolerância para que você não tenha mais dúvidas. Vamos lá? 

Alergia alimentar e seus sintomas

Segundo estudos, cerca de 250 milhões de pessoas sofrem de alergias alimentares, apresentando os sintomas com um a três alimentos diferentes. Esse tipo de alergia apresenta inúmeros sintomas que podem ser observados na pele, no trato gastrointestinal, respiratório e até mesmo no sistema cardiovascular. 

Confira abaixo alguns sintomas da alergia que precisam de uma atenção especial: 

– Urticária;

– Sensação de calor ou frio intenso;

– Esforço para respirar ou respiração difícil;

– Tosse ou asfixia;

– Prurido ou formigamento na boca;

– Fadiga;

– Edema facial.

Vale destacar ainda que alguns alimentos desencadeiam a alergia alimentar de forma instantânea. O leite, amendoim e ovo contribuem para um maior número de reações alérgicas em crianças. Já as nozes, castanhas e frutos do mar são os principais causadores de alergias em adultos.

Como a Intolerância alimentar se apresenta? 

A intolerância alimentar também é muito comum entre a população. Ainda de acordo com estudos específicos, cerca de 20% da população mundial pode apresentar intolerância alimentar. 

Quando falamos dos sintomas da intolerância alimentar, devemos destacar que eles podem ocorrer em até 48 horas e durar muito tempo. Por conta disso, o alimento causador da intolerância pode ser difícil de ser identificado. Os sinais incluem:

  • Fadiga;
  • Enjôo ou vômito;
  • Erupções cutâneas.  

Alimentos como trigo, glúten, cafeína, lactose, adoçantes artificiais e corantes são os mais comuns causadores da indolência elementar. 

Diferença entre os dois 

A alergia e a intolerância possuem sintomas semelhantes (ambas envolvem reações do sistema digestivo com sintomas como inchaço, por exemplo), mas é crucial entender que elas não são a mesma coisa. Uma boa forma de diferenciá-las é saber que as alergias alimentares envolvem principalmente o sistema imunológico, enquanto a intolerância afeta mais acentuadamente o sistema digestivo. 

Os sintomas de alergia alimentar podem ser fatais se não forem investigados. Por isso, não deixe de marcar sua consulta com um especialista para saber se sua reação está relacionada à uma intolerância alimentar ou à uma alergia, para que seu tratamento seja realizado de forma adequada e segura.

Me acompanhe nas redes sociais!

Siga meu perfil no Instagram para mais conteúdos e fique de olho nas novidades (@drapaulamitre).

Dra. Paula Pessanha Mitre 

CRM-RJ 52.0107845-3

Não deixe de me acompanhar nas redes sociais! Siga meu perfil no Instagram e fique de olho nas novidades (@drapaulamitre).

Dra. Paula Pessanha Mitre
CRM-RJ 52.0107845-3