Saiba por que as mudanças repentinas de temperatura afetam nosso sistema imunológico
Temos visto, com o passar das semanas, que as mudanças climáticas têm causado grandes consequências não somente à infraestrutura das cidades, mas, sobretudo, à imunidade da população em geral.
É fato que o clima tem sofrido mudanças consideráveis ano após ano. A cada dia, mais a imunidade tem sido impactada de diversas formas por meio de doenças respiratórias que acometem grande parte dos brasileiros.
E um dos fatores que podemos destacar por aqui é a amplitude térmica, isto é, a mudança brusca de temperatura, que faz mal à saúde de forma direta e que prejudica a imunidade.
No Rio de Janeiro, por exemplo, essas mudanças são mais visíveis. Isso porque, durante o inverno deste ano, o calor esteve presente nas cidades cariocas, onde os termômetros marcaram 41⁰C. Já em outros dias desta estação, o frio foi mais intenso e a população carioca teve que lidar com uma temperatura de 14⁰C.
É ou não é uma mudança que impacta nosso sistema imunológico?
Mas de que forma a amplitude térmica afeta a imunidade?
Bom, precisamos destacar que o corpo humano funciona em conjunto com a temperatura do ambiente. Mas como? Pela temperatura corporal, pois, quando somos submetidos a mudanças térmicas repentinas, nosso organismo intensifica a termorregulação, ou seja, o equilíbrio da temperatura corporal interna.
Vale ressaltar, que, por conta das mudanças bruscas, nosso corpo tem o trabalho extra de manter o equilíbrio interno e é neste momento em que ocorre a queda da imunidade e o surgimento dos sintomas respiratórios. E quais são esses impactos?
Com a queda de imunidade, ocorre um aumento de casos de sinusite, gripes e resfriados, além do agravamento da rinite alérgica, asma e da bronquite. A oscilação da temperatura também faz com que nossas vias aéreas fiquem mais ressecadas e as secreções nasais (que são uma das formas do corpo de se proteger dos impactos externos) perdem sua eficácia.
E como podemos fortalecer nosso sistema imunológico?
Primeiro, precisamos entender que o fortalecimento do sistema imunológico deve ser uma prioridade não só em momentos de amplitude térmica, mas em todos os períodos do ano. É claro que, com o aumento das mudanças de temperatura, esses hábitos devem ser redobrados, já que o nosso organismo não está habituado com as densas oscilações térmicas.
Por isso, mantenha os cuidados abaixo para fortalecer sua imunidade:
- Saia de casa – ficar em ambientes fechados favorece a transmissão de vírus respiratórios. Por isso, faça atividades ao ar livre e pegue sol para reabastecer a reserva de vitamina D.
- Faça exercícios físicos – além de aumentarem o fluxo sanguíneo, as atividades regulares fortalecem a imunidade e são uma ótima aliada da saúde mental.
- Durma o suficiente – quando não dormimos de forma adequada, nossa imunidade é reduzida e as citocinas e proteínas liberadas pelo sono, que desempenham um papel muito importante para o nosso organismo, perdem a sua capacidade de combater infecções.
- Não se esqueça de beber água – além de manter um bom funcionamento do sistema imunológico, a água elimina as toxinas do corpo e mantém o muco das vias aéreas mais fluido diante das mudanças bruscas de temperatura.
- Se alimente bem e de forma saudável – uma dieta rica em nutrientes, frutas, legumes, e vegetais frescos é de extrema importância, já que uma boa parte do sistema imunológico está no trato digestivo. Ou seja, é preciso manter a flora intestinal saudável a fim de preservar uma boa imunidade.
- Cuide da sua saúde mental – isso porque ela é decisiva para um bom funcionamento da imunidade. Se você não estiver se sentindo bem consigo mesmo(a), o seu corpo pode encontrar formas de expor isso, o que faz a imunidade cair e, por consequência, surgem doenças, sejam elas respiratórias ou não. Procure ajuda se você não estiver bem emocionalmente.
Me acompanhe nas redes sociais!
Siga meu perfil no Instagram e fique de olho nas novidades (@drapaulamitre).
Dra. Paula Pessanha Mitre
CRM-RJ 52.0107845-3